O mundo está fake demais

novembro 04, 2017


Estamos vivendo a era da informação e com isso as redes sociais estão bombando. Mas será que não estamos vivendo uma superficialidade sem tamanho? Muitas vezes me pego pensando nisso e sinto que me deixo levar pela massa. Tudo, absolutamente tudo o que vou postar aqui são reflexões que faço ao longos dos dias e sim, também já fui muito assim, mas agora estou vivendo uma vida mais leve e sem neuras. 

Lembro exatamente quando o Facebook foi criado, e entrei com a minha primeira conta em 2010 - falo isso porque já saí e voltei de lá, umas três ou quatro vezes. No começo do Facebook, não haviam muitos amigos na rede, na verdade quase nenhum. Era somente eu e meia dúzia, que também migraram do falecido Orkut. A gente só postava frases inspiradoras e algumas fotos bem tímidas no início. Depois com o tempo o pessoal foi chegando e chegando, e aí a rede social bombou de vero e chegamos ao que ele é hoje. Ah o Instagram, lembro o quanto estava ansiosa para sua chegada contando os dias isso era verdade, pois na época eu tinha um celular android e ainda não existia Instagram para plataforma, então em 2012, eles resolveram colocar o app em todos os dispositivos e voialá, foi maravilhoso. Mas como tudo no começo, nada de amigos e pouquíssimas fotos até que então todo mundo já sabe, o sucesso que o app vem fazendo nos últimos anos.

Mas e daí Feer, o que tem tudo isso haver? Bem, tanto o Facebook como o Instagram são aplicativos maravilhosos, mas o que estamos vivendo hoje é uma onda de postar coisas sem nexo sabe, vazias. O Facebook virou um campo minado de um dando indiretas no outro, sem contar nas imensas postagens com o título: "a vida perfeita que eu tenho e você não tem...". Não estou falando que a gente tem que postar coisas ruins, o que tem gente que posta também né... - e já vi que isso vai dar polêmica, dane-se! - mas o que estou tentando dizer é que compartilhar sua vida com todo mundo, o que é a proposta e intuito das redes sociais, por isso se chamam REDES SOCIAIS né, mudou e muito! Sabe aquele parente distante que você não pode ter ao seu lado ou chamar pra almoçar na sua casa então, as redes sociais foram criadas para isso, para você COMPARTILHAR com seus amigos e parentes a sua vida. Mas daí a agente fica COMPETINDO ao invés de compartilhar entendem! O que era pra ser uma coisa 'relax' ficou chata! E muito chata!!!! - atire a primeira pedra você que nunca postou uma foto para "aparecer" hã!, aceita que dói menos rsrs.

Já no Instagram agora, quase tudo virou empresa e propaganda. Quando eram somente perfis pessoais as coisas estavam bem, mas depois que as empresas tomaram parte da rede, as coisas mudaram também. Os perfis ficaram mais elaborados e os tais "feeds perfeitos", começaram a aparecer - e olha que eu sou chata com minhas fotos também, mas está demais. E que saco! Tudo no IG agora é em busca do sonho de ser notado e patrocinado, o dinheiro tomou conta do negócio. Aí não dá né tio Zuck! Não estou dizendo mal dos perfis que trabalham com divulgação, pelo contrário, eles ganham porque trabalham com isso, me entendam por favor! Mas que as redes sociais estão perdendo o seu real sentido ou já perderam isso é um fato. Agora no Ig quase todo mundo tem um perfil igual, pelo menos parecido, cadê a personalidade do povo gente? Cansei de ver a mesma postagem em quase todos os perfis que sigo. Há vários perfis com o mesmo tema e divulgando praticamente a mesa coisa, sem contar com a luta por seguidores e "likes"... Eu acho que o mundo está ficando fake demais na real e não sou só eu que tenho achado isso, tenho amigos no Facebook e Instagram que dizem a mesma coisa, a gente até troca mensagens sobre o assunto, o que fez eu vir aqui compartilhar com vocês este pensamento.

Bom, e vai mudar? Acho que não! Mas eu estou mudando! Meus perfis agora são todos pessoais e privados, exceto o Twitter que não muda, abençoado passarinho azul!!!! Vou continuar a compartilhar a minha vida mas de um modo leve e sem neuras como antes, igual ao início de tudo. Quero compartilhar coisas boas, inspirações, lugares legais, mensagens legais e que motivem e ajudem ao meu próximo. Acho super válida a proposta do Stories, porque nem tudo vai para a página principal do Face ou Ig, e acho as postagens lá mais realistas e sem frescuras. É claro que eu vou continuar as ser chata com as minhas fotos afinal, eu sou formada em fotografia e amOo de paixão. Espero que algumas pessoas tenham me entendido, e não isso NÃO foi um desabafo, e muito menos indireta pelo amor de Deus!! Mas vão se acostumando, porque vai ter muitos outros posts assim de conversa com vocês. Desculpa o sumiço nas postagens mas agora os posts serão nos dias que eu conseguir postar, a vida anda corrida por aqui nos últimos dias e logo vem Dezembro, e minhas férias em seguida, e também quero postar coisas relevantes e não somente postar por postar... então até o próximo post! 

Leia também:

0 comentários